domingo, 9 de agosto de 2009

Roinc, Roinc: Quem é?

Morre-se mais com bala perdida. Isso é fato!
Morre-se mais com dengue e febre amarela. Isso é lamentável!
Morre-se mais com AIDS. Isso é problemático!E a tal gripe suína?


Nunca tive medo de gripe. Todos os dias da minha vida, acordava tranqüilo, com preocupações simples para uma vivência simples. Pois é, minha vida é simples, não tem nada demais. Realizei poucas viagens, conheci poucas pessoas que se podiam dizer interessantes (ou que valessem a pena de serem ostentadas como “conhecidas”), conquistei poucos bens. Uma vida sem muita graça.

Apesar disso tudo, sempre dei bom dia para todos que me dirigissem o olhar, o sorriso, a palavra. Apertar a mão não era nada de anormal. Somos brasileiros e, apesar de sermos simples, somos o povo do afeto, do aconchego, do abraço e do aperto de mão. Aquele aperto de mão sempre veio acompanhado por um abraço. Um beijo no rosto, para aqueles que são mais íntimos. Sim, beijar homens e mulheres no rosto; somos todos brasileiros, somos todos iguais.

Sempre vi nos jornais as diferenças sociais, econômicas, políticas, religiosas ou futebolísticas. A quantidade de grana que tenho no meu bolso me faz diferente de beltrano. A cor na minha pele me faz diferente de sicrano. Meu time, idem. E somos todos brasileiros.

Morrer de bala perdida sempre foi “privilégio” dos pobres. Quando um rico morria desse mal, era a exceção que levantava a voz contrária. O mesmo podemos dizer da dengue e da febre amarela. Já aids é doença de puta, gay, tarado e burro. Rico com aids chega a ser diferente do pobre com aids. Heterossexual e Homossexual idem.

E a tal gripe suína?

Pois é, surge do México uma doença democrática. Doença que rico importou e que distribuiu para a população. Aliás, o rico é o sujeito com maior risco.

Morrer de gripe, coisa que nunca pensei antes, quando acordava tranqüilo. Não realizei muitas viagens, não conheci muitas pessoas interessantes, não conquistei muitos bens. E agora alguém vem me dizer que não posso apertar a mão, dar um abraço, um aconchego, um beijo. E pelo visto ninguém ta longe disso.

A gripe suína ta matando. Menos que a bala perdida, isso é fato. Menos que a dengue e a febre amarela. E claro, menos que a AIDS. Mas a gripe suína já é problemática pois vem afetando diretamente aqueles diferentes que sempre se deram bem entre os problemas. E isso é lamentável!

Hah, e morre-se mais com a gripe normal...

Nenhum comentário:

Postar um comentário