quarta-feira, 10 de março de 2010

Seu Zé recomenda:

Eu sou fã do cara – aliás, devo muito a ele, já que posso dizer que aprendi a ler por causa dele. Bem, não dele exatamente, já que não me deu aula alguma – minha mãe se encarregou de tal tarefa – mas por causa de suas revistas.

Lembro-me até hoje de quando tinha por volta de cinco anos e via minha irmã mais velha ler com a maior satisfação do mundo as revistas da turma da Mônica. Ria de suas histórias, contidas naqueles balõezinhos, enquanto eu havia de me contentar com os desenhos e dali tentar extrair alguma coisa que fizesse sentido – para mim, até mesmo o conteúdo dos balões nao passavam de simples desenhos.

Minha mãe, sensibilizada com minha persistência em extrair alguma diversão daquelas páginas, mesmo sem entender o que tais códigos queriam dizer, dedicou seu tempo a ensinar-me a decifrá-los. Pouquíssimo tempo depois, lá estava eu, todo feliz, podendo ler as histórias por conta própria.

Aliás, isso me geraria uma imensa satisfação no ano seguinte, quando, ao ingressar na alfabetização, eu era a única criança da classe inteira que já sabia ler. Enquanto as demais crianças ainda aprendiam que “b” + “a” é igual à “ba”, a professora fazia questão de me levar pras outras turmas de alfabetização, e até da primeira série, para mostrar como eu, no começo do ano, já lia bem – como se fosse algum mérito dela.

Por essas e outras que penso que devo muito ao Maurício de Souza, que mesmo sem conhecê-lo, teve fundamental participação na minha formação educacional.

Mas seu Zé não pensa assim. De fato, mal ler ele sabe. Acha alguma graça das historinhas que lê nas tirinhas dos jornais, mas em geral as acha muito complexas. Por isso, sem pudor algum, ele recomenda a leitura do seguinte blog, esse sim enriquecedor, vasto de cultura e de visão crítica a respeito dos fatos. Ei-lo:

http://porramauricio.tumblr.com/

Vale a pena a visita – se você não se importar em ver suas lembraças pueris irem embora pelo ralo. Brincadeira…

Na verdade, o blog é uma resposta bem humorada a uma crítica feita pelo jornalista Dioclécio Luz no Observatório da Imprensa (você pode ler aqui), acusando a turma da Mônica de ser violenta e de ser um exemplo  claro de bullying, já que a fortona do grupo bate nos mais fracos e tem o controle da rua (ou da “lua”, pro Cebolinha), além de outras críticas específicas a outros personagens. Na verdade, eu acho que quem sofre o bullying na história é a Mônica, por ser baixinha, gorducha e dentuça, só que ela tem condições de se defender. Opiniões a parte, o blog foi feito por um cara que se assume fã das histórias do Maurício de Souza, mas nem assim perdeu a oportunidade de zoar. E o próprio Maurício já manifestou no twitter que se amarrou no blog. Então, dá uma olhada lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário