quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Blecaute


Blecaute, upload feito originalmente por Renan Costa.

Minha noite de ontem resumida nessa foto. Passei a noite com os ouvidos no rádio, buscando notícias - ou um alento que fosse, já que não tinha o mínimo sono -, o que só foi possível por se tratar de um celular, já que graças aos tempos modernos em que vivemos rádio de pilha é coisa do passado.

O Brasil é um país de matriz energética reconhecidamente limpa, dependente majoritariamente de energia produzida por usinas hidrelétricas, o que é muito positivo, se pensarmos em aquecimento global, protocolo de Kyoto desrespeitado etc.

Sinceramente não espero que mude essa estratégia de se usar energia limpa - de fato isso é muito algo muito bom, ainda mais para um país em desenvolvimento como o Brasil. Mas pensar em energia limpa não impede os sucessivos governos de diversificá-la, adotando outras matrizes energéticas igualmente limpas, e que possam dar sustentação ao atual modelo - nao se trata de trocá-lo, mas apenas torná-lo mais seguro.

Ontem pode-se perceber que esse sistema interligado é altamente vulnerável, e um pequeno problema pode causar um efeito em cascata.

Enquanto isso, ouvia no rádio a tragédia anunciada: pelo menos dez estados sem luz, assim como também o Paraguai, ouvintes mandando mensagens pelo celular e pelo twitter relatando casos de arrastões, assaltos, perigos nas ruas, o caos! Nesse meio tempo, eu jogava sudoku no celular...

2 comentários:

  1. 10/11 pra mim naquele momento era uma data cabalística.Tinha acabado de chegar da facu e de repente pra onde eu olhava não via um pontinho de luz sequer.De repente minha amiga (de Nova Iguaçú)me liga e diz que lá também não tem luz, nem em Caxias , nem em Vila Isabel.Pronto.Comecei a entrar em parafusos e buscar analogias pro que tava acontecendo(;)(10+1=11...11/11)Lembrei o Zagalo).Tinha alguma coisa muito sinistra acontecendo.E das duas uma:Apocalipse ou golpe de estado...Invadiram o Brasil!Meu Deus! Então tive a brilhante idéia de ligar o mp3, e os governantes não tinham idéia do que tava acontecendo..novidade
    Fiquei ouvindo até me tranquilizar, e enquanto ouvia estudava a luz de velas pra prova do dia seguinte...Achei a explicação muito mal contada, e realmente não sei o que temer mais se a possibilidade de um ataque terrorista ou a vulnerbilidade de um país tão grande frente uma coisa tão básica que é a distribuição de energia.

    ResponderExcluir