sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Fugindo do gato preto e dos clichês


Sexta-feira 13! É, apesar de ultimamente a redação do Ponto e Vírgula estar mais preocupada em como será o carnaval do que escrever para o blog, a data de hoje merece um post.

Primeiramente, tentaremos fugir do clichê mais usado de todas as mídias, o de entrevistar babalorixás, fazer matéria sobre sorte, sobre não passar embaixo de escadas, não atravessar um gato preto, não quebrar espelhos e por aí vai. Até o mais cético dos homens tem medo da sexta-feira 13, muito por influência da Ana Maria Braga e dos outros programas matinais do gênero. Vamos tentar entender o porquê de a data ser amaldiçoada.



O número 13 é o número do azar. Tentamos um contato com o técnico Mário Jorge Lobo Zagallo para um esclarecimento – na verdade, para desmitificar esta tal verdade – porém, como não temos o telefone dele e nem conhecemos alguém que o conheça, ficaremos sem a versão contrária. Então, ficou decidido que o número 13 é o número do azar e pronto. Só para ninguém ficar chateado, informamos que o número 13 em celta-aramaico-javanês antigo significa “azar tremendo no sexto dia”. Podem pegar o dicionário celta-aramaico-javanês antigo-português, na versão “reforma ortográfica”, está lá.


Mas por que a sexta-feira entra como composição deste mito? Em alguns escritos (o famoso Wikipedia), há explicações no fato de que Jesus Cristo provavelmente foi morto numa sexta-feira treze, uma vez que a Páscoa judaica é celebrada no dia 14 do mês de Nissan, no calendário hebraico. Tentamos entrar em contato com a montadora de carros Nissan para saber se realmente isso seria verdade, mas com a crise mundial e as demissões em massa, houve corte do telefone.


Agora entendo porque os programas de televisão sempre voltam para o clichê da sorte e do azar. Mas a nossa apurada redação conseguiu uma informação que muitos canais ignoram, talvez por não saber pronunciar: existe o medo irracional pela sexta-feira 13. A medicina dá o nome de parascavedecatriafobia. Então, fugimos do clichê?


-------

OBS.: hoje a nossa sugestão de música é o “parabéns pra você”, registrada oficialmente pela Summy Company. A homenagem vai para um dos fundadores do blog, que hoje aniversaria em uma data cheia de clichês. Parabéns Renan!

2 comentários:

  1. Quando eu tenho parascavedecatriafobia, eu falo a palavra mágica e rapidamente eu melhoro

    PARANGARICUTIRRIMIUARU

    ABRAÇOS, PHIL_PHIL

    ResponderExcluir
  2. Valeu...
    E vc tem que parar de ler o wikipédia...

    ResponderExcluir