sábado, 30 de maio de 2009

Ô psit!

Tenho que admitir que todos os dias, pela manhã, não me contenho e ligo a televisão no Sportv, pra assistir ao meu mais novo programa imperdível: Redação Sportv.

O programa é uma mesa-redonda um pouco diferente das usuais. Digo isso porque as discussões baseiam-se única e exclusivamente nas notícias dos jornais do dia, sem técnicos ou jogadores convidados, esbaforidos e/ou com sanha de aparecer na televisão, mas apenas jornalistas e pessoas do meio. Vez ou outra tem a participação de um técnico ou cartola aqui, um jogador acolá, mas as vozes predominantes são mesmo as dos jornalistas, dentre os quais destaca-se um de quem sou fã: Renato Maurício Prado. Colunista do jornal “O Globo”, ele normalmente escreve de forma bem ácida, mas honesta. O problema é que nem todo mundo gosta de ler a verdade – cartolas, principalmente.

Ele não tá lá todos os dias, mas o programa fica mais divertido quando ele aparece. Não perdoa ninguém, mas também não conta nenhuma mentira – Obina que o diga. Tenho até algumas suspeitas de que esse jornalista torça para o Flamengo. Digo isso porque é um dos times dos quais ele mais fala (para o bem e para o mal), mesmo quando não tem muita coisa acontecendo lá pela Gávea. Mas deixa isso pra lá.

O programa tem ainda um nerd futebolístico de plantão, que toda semana tá lá pra dar dicas a respeito do Cartola F. C., quem tá mandando bem e quem não tá etc.

Admito que o programa é muito bom, mas não é apenas isso que me mantém diante da tv todas as manhãs, abrindo mão dos meus desenhos preferidos – brincadeira. O programa não seria o que é hoje se não fosse conduzido por um espetacular apresentador: ninguém menos que Marcelo Mocó Sonrisal Colesterol Novalgino Mufumo Barreto, mais conhecido pela simples alcunha de Marcelo Barreto.

O cara é a cara do Didi Mocó nos anos 70 – a melhor época dos Trapalhões, diga-se de passagem. Suspeito de que se trate de um filho bastardo do humorista, ou coisa parecida. Fato é que, para um fã da formação clássica do humorístico, acho que assistir ao Redação Sportv todas as manhãs me remonta a recordações pueris que só os Trapalhões puderam me proporcionar.

Ou seja, o programa simplesmente é apresentado pelo filho do Didi – ou o melhor sósia daquele Didi dos anos 70 que já se viu. Confere aí:

marcelo_barreto trapalhões
Bem, o Didi é o da direita. Ou seria esquerda?

***

À procura de fotos no Google que pudessem ilustrar esse post, descobri que o cara já era há muito zoado na internet – essa terra de ninguém – por conta dessa inusitada semelhança. Portanto o ponto e vírgula não descobriu o Brasil, admitimos isso. Mas não custa zoá-lo um pouco mais. Olha essa:

Marcelo Barreto Didi Moco

Não poderia ser mais propício ouvir O meu guri, do Chico Buarque.

Um comentário:

  1. Quando eu vi esse rapaz a primeira vez no sportv, não teve como negar!!!! Pensei haver algum parentesco. Aqui na SS 78 também temos o mesmo problema com o nosso colega de trabalho...acredito ter sido uma gestação de trigêmeos!..abraços a todos

    ResponderExcluir