quinta-feira, 26 de março de 2009

Eu sou amigo virtual do Bruno de Luca

 

É engraçado quando muitas vezes eu me pego na tentativa de contextualizar qualquer teoria acadêmica com a simplicidade do nosso dia-a-dia. Trazer o pensamento científico para dentro de nossos lares, oferecer-lhe café e bolachas e convidar para assistir Ana Maria Braga é uma maneira de dizer que é familiarizado com o conhecimento avançado, provando para seus colegas de rua que a universidade não é apenas um local para festas, vagabundagem deliberada ou estudos aprofundados de jogos de cartas/azar.

Estudando sobre os novos processo de socialização, não podemos fechar os olhos para as tais novas mídias sociais. Qual de nossos leitores e contribuintes não possui MSN ou um perfil no Orkut? Acho que conto nos dedos de uma de minhas mãos. Entender este processo de interatividade, do uso de “comunidades” para a comunicação, para o entretenimento, para o estudo; assunto que permeia não só as universidades, mas mesas de bares, chats, entre outros. Acredito que até aquele que mal sabe falar a nossa língua – o miguxês está aí para uma melhor inclusão digital - tenha interesse em desvendar os mistérios deste novo sistema de comunicação.

Pois bem, nesta fome ensandecida pelo conhecimento e popularidade sócio-virtual, criei uma conta no novo Twitter. Sem saber, de fato, o que me esperava, fui na crista da onda e fiz todos os procedimentos para me aventurar no site. Para quem não sabe, o Twitter é uma espécie de micro-mensageiro que pode servir como torpedo. A pergunta proposta é esta: O que você está fazendo? Seria basicamente isso o que os usuários do Twitter querem saber.

Não vou me ater muito numa discussão que para este espaço se tornaria chata, mas sim, pensei em algumas teorias. Uma delas é do Panóptico, termo criado por Jeremy Bentham para explicar uma espécie de observação vigilante sem que a pessoa vigiada saiba se está sendo vigiada ou não (essa foi uma explicação bem superficial e até repetitiva; peço desculpas por isso). Ou seja, utilizando a teoria neste site, eu escrevo o que estou fazendo agora, você lê e não sabe ao certo o que fazer, se me manda para aquele lugar, se brinca de big brother...

Ligando o computador, vejo em minha caixa de e-mail a seguinte mensagem: Bruno de Luca has requested to follow you on Twitter! Bruno de Luca? Esse nome não me é estranho. Fui direto ao Twitter e descobri o que muitos se orgulhariam de ter recebido: um convite do ator Bruno de Luca. Não vejo Multishow, mas me lembro daquele ator gordinho que se divertia em “peripécias danadas” na novela Malhação. Pois é, agora eu sei o que o Bruno de Luca está fazendo neste momento. Não sei se eu o mando para aquele lugar, se brinco de Big Brother... Bem que eu poderia saber do Chico Buarque, da Luana Piovani, do presidente norteamericano Barack Obama, mas, por enquanto, o Bruno de Luca já está de bom tamanho.

                            twitter copy

P.S.: Relembrando Assim Caminha a Humanidade, do Lulu Santos

4 comentários:

  1. Cara de sorte esse bruno de luca, pois uma coisa que thiago petra sabe com certeza é cativar os amigos...

    ResponderExcluir
  2. Ah, eu sempre quis ser amiga do bruninho. Não deve ser legal uma pessoa q ganha pra viajar o mundo inteiro? Sem falar, q ele é amigo dos mais famosos...e também, ele adora uma festa, várias festas...me apresenta a ele?
    hum...se bem que,conhecer vcs já e bem interessante!

    ResponderExcluir
  3. Hahah...fantástico Petra..eu sabia que você não me decpcionaria nos seus contatos midiáticos.

    ResponderExcluir
  4. Rolou um comentário no BBB 10 na qual afirmavam ser Bruno de Luca o verdadeiro nome do twitteiro Hugo Gloss,isso procede?

    ResponderExcluir