terça-feira, 20 de janeiro de 2009


Estou vendo a tarefa hercúlea que manter um blog representa. Não tenho inspiração pra nada agora, mas mesmo assim, fico pensando que deveria escrever algo. O pior aqui é procurar inspiração. De onde tirá-la? De uma matéria na TV, ou no jornal, de um filme, de uma foto talvez. Escrever o quê? Algum tema atual, criar uma história ficcional, o quê?

Sei lá, só sei que algo me impele a escrever. Imaginei que seria mais fácil, admito. Pensei que, uma vez que começasse, as palavras correriam com mais liberdade, mas as ditas cujas me enganam. Seduziram-me com a possibilidade de expressar-me por meio deste blog, e eu me deixei levar. Ledo engano.

Agora, em meio a tantos assuntos que pairam por aí, neste momento nenhum deles me atrai a ponto de transformá-los em palavras, parágrafos, texto. Mas quantos autores não escrevem sobre a falta de assunto? Outro dia mesmo li sobre isso no jornal, pareceu-me tão fácil... mas agora vejo que faço um esforço homérico e nada me vem à cabeça, e nem ao teclado. Isso tudo para escrever um simples post nesse tal blog. Agora, imagine escrever um livro inteiro, com “trocentas” páginas ou mais? Admiro muito os que o fazem com tanta facilidade. Realmente, isso não é para mim, pelo menos por enquanto, mas quem sabe num futuro próximo.

Só preciso terminar esse texto, pelo menos. Criar uma história que seja atraente aos outros, e – principalmente – a mim. Aí sim acho que terei alcançado o ponto nevrálgico dessa questão, e poderei pensar que finalmente cheguei ao mais próximo de um escritor que nesse momento eu poderia ser.

Mas aí eu volto ao questionamento do primeiro parágrafo: o quê? Corro os canais da TV em uma tentativa – vã – de encontrar algo. É tanta coisa, mas ao mesmo tempo tão pouco. Quanta pretensão da minha parte! Ora, pensa que é um Machado de Assis, que pode ser tão criterioso assim? A questão não é essa, é falta de criatividade mesmo.

- Pensa, pensa, pensa... e nada. Lê jornal, troca de canal, nada.

É, acho que ao invés de escrever, vou ler um livro... outro dia apareço com algo mais interessante por aqui.

Ouvindo Keep me in Mind, do Little Joy.

2 comentários:

  1. Como a fuga de ideias pode ser tão produtiva assim!?! Muito bom o texto e muito boa a música do Little Joy também.

    ResponderExcluir
  2. Pra quem não tinha o que escrever..acabou escrevendo bastante né?
    O Blog está ótimo!
    Beijos,Polyana

    ResponderExcluir