sexta-feira, 9 de janeiro de 2009


Na tela da Tv no meio desse povo...

Tá chegando a hora de um dos eventos mais importantes da cultura nacional, fazendo a alegria dos tarados de plantão e produto de exportação para os solitários do mundo todo. Foliões, Reis, Popozudas e afins se unem num espetáculo que faz a Terra parar, sambar, beber e voltar a girar com ressaca na quarta. O Carnaval de 2009 promete ser um dos mais empolgantes, com desfiles, blocos de carnaval, famosos (ou quase-famosos) pelados e bêbados...

Mas a alegria vai começar mesmo com o famoso pontapé inicial. Nada de escolha do Rei Momo, início dos ensaios de alas e baterias ou chiliques incontroláveis dos “carnaviadolescos” das escolas de samba. Sem dúvida nenhuma, o que dá realmente o ar de início para a festa pagã no Brasil é a famosa vinheta da Globeleza. Lembro até hoje, da minha adolescência sapeca, no começo da minha puberdade, ao ligar a televisão e sentir uma certa timidez em ver a minha musa Valéria Valensa, com o corpo todo pintado, despertar dentro de mim aquele folião sem vergonha. Recordo das minhas manhãs, férias da escola, no intervalo de TV Colosso. Ela aparecia com o corpo à mostra, olhar provocador, mexendo seu cabelo para os lados, olhar provocador, rebolando, olhar provocador. Imagine o significado desta imagem na cabeça de uma criança inocente, que sabia que o contato com uma mulher pelada poderia lhe custar as economias da mesada na banca de jornal ou causar um castigo dos pais. Mas não, ela era poderosa, ela fazia o que nenhuma mulher nos anos 90 conseguia: aparecer pelada em qualquer horário da Globo.

Hoje, com a cultura dos peitos à mostra, bigbrother, camisinhas nas escolas, a imagem da Globeleza perdeu o teor sexual do século passado. Ainda serve como pontapé inicial do carnaval, pois atrás dela vem aquela enxurrada de material carnavalesco – o Luciano Huck até tenta roubar o espaço da Globeleza colocando um monte de mulata em disputa da mais gostosa, digo, da melhor passista do Carnaval. Mas crianças e adolescentes não enxergam o potencial daqueles passos de samba e do remelexo nu de uma mulher vestida apenas de lantejoulas e confetes. A ex-passista pelada e atualmente freqüentadora dos cultos na Igreja Universal deu lugar a uma menina com aparência mais infantil. Será uma estratégia da TV para conquistar mais crianças pervertidas para frente da telinha? Ou uma tentativa insana do governo brasileiro de incentivar o turismo sexual com crianças? Com medo de ter problemas com a justiça, o melhor é encerrar este post saudoso com a memória imaculada da eterna Globeleza. A verdadeira Globeleza!

OBS.: O blog, preocupado com o bom andamento do Carnaval, já instalou o relógio surpresa numa praia do Rio com a contagem regressiva para a primeira aparição da vinheta. Vamos aguardar!

Um comentário:

  1. po mulek esse post é o melhor quse m mijei ao me deparar com a tentativa insana do governo ,,, hahahahahahah

    www.fantasiasemculpa.blogspot.com

    ResponderExcluir