domingo, 18 de janeiro de 2009


Nesta semana, Barack Hussein Obama toma posse do cargo de presidente da mais poderosa nação do planeta, em meio a uma crise sem precedentes. Os EUA parecem ver o sonho americano se desfazer ante seus olhos, com a crescente recessão, demissões e afins, e depositam em Obama uma esperança de mudança que ele talvez não possa atender.

Enquanto isso, se despede pela porta dos fundos Bush Júnior, o mais impopular e cabeça-dura dos presidentes norte-americanos até então. Vi ontem em um jornal na TV que até em seus discursos finais, quando já está prestes a largar o osso, ele não desiste de defender a ideia de que os EUA estão sob a iminência de uma ataque terrorista, e que tudo que ele fez foi em nome da segurança nacional, e quiçá mundial. Movidos pelo sentimento de “vai com Deus” que toma o planeta às vésperas da despedida de W. C. Bush, um grupo de espanhóis bem intencionados decidiu criar o http://bushbyebyeparty.com/, site em que as pessoas podem tornar públicas, digamos assim, suas festas de despedida para o presidente, fazendo das mesmas um evento mundial, com direito a registro das mesmas no Flickr e tudo.

Tergiversações a respeito de Bushinho à parte, a questão é que Obama assume com um abacaxi nas mãos, já sendo comparado por aí com Franklyn Roosevelt, e seu New Deal. A verdade é que o presidente eleito dos EUA parece muito aleatório à crise e outras questões igualmente importantes, preferindo se manifestar apenas após a posse; disse que o presidente eleito não pode se imiscuir em assuntos tão importantes enquanto ainda não empossado, pois poderia interferir na política externa ainda adotada pelo atual governo. Convenhamos que a essa altura do campeonato, o que o atual governante pensa (?!?) ou deixa de pensar (!!!) não interessa tanto assim.

Será que Obama é adepto da mesma tática adotada pelo nosso presidente: não lê nem vê mais notícias de qualquer natureza, por conta das críticas ferrenhas da imprensa? Imagino que não, até porque Obama e a imprensa mundial encontram-se em clima de lua-de-mel. Mas imagino que se fosse verdade, é certo que a primeira frase do presidente eleito dos EUA, ao ser empossado, e tomar consciência do pepino que ganhou seria, com certeza: “Cacildis!”

Um comentário: