segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Obama II - A esperança que nunca acaba

O acontecimento do ano será, por hora, nesta terça. Enquanto a 3ª Guerra Mundial não surge em algum canto do planeta, a Madona não assume de vez o romance com Jesus (tsc) ou o novo filme do Wolverine chega às telonas, a posse de Barack Obama vai ser o acontecimento mais importante de 2009. Os militantes do Hamas e o exército de Israel já estudam um cessarfogo para não ofuscar o evento. Também pudera, a eleição do primeiro presidente negro, com descendência mulçumana e africana, representa uma mudança de paradigmas e uma possível esperança para um mundo (norteamericano) melhor.

Nós, do lado de cá desse mundo de meu Deus, podemos imaginar uma figura emblemática que pudesse surgir de algum buraco com a mesma força e representação de Obama, para assumir a presidência brasileira. Lembro de alguns candidatos que serviram mais como protestos do que como soluções. Lembro do macaco Tião, lembro do Silvio Santos. Lembro do tempo em que as cédulas de papel nos proporcionavam momentos de protestos ou ridicularização eleitoral; as maquininhas são eficientes, mas sem nenhuma graça.

Lula entrou na história como uma figura simpática, da classe trabalhadora e que realizou (ou tentou) alguns programas sociais que só aumentaram sua popularidade, mas que em eficiência deixou muito a desejar (que paradoxo, não?). E por enquanto, pelos noticiários e conversas de bar, ainda não temos um substituto à altura ou um Barack Obama tupiniquim. Mas podemos imaginar...

Poderia ser o próximo ganhador do Big Brother, poderia ser um dos comediantes do CQC, poderia ser o modelo e affair da musa pop Madona (é, um Jesus no comando do Brasil não seria uma má idéia), poderia ser a Flora, poderia ser o Felipão, poderia ser a Mulher Melancia, poderia ser o Obina, e por aí vai a lista. Enquanto sonhamos com um Brasil melhor, podemos ver no que vai dar o tal Obama na frente do mundo. Se der certo com os americanos, pode dar certo com a gente. Só falta encontramos essa tal pessoa.

2 comentários:

  1. Petra e seus textos.... muito bom rapaz.... continue...

    ResponderExcluir
  2. iiihhh tem um "pudera" aí.. vou pegar pro corpus da minha monografia huahuahuahuhua

    ResponderExcluir